scrool-top

08/08/2017
A Evolução dos fulões MICHELON

A Evolução dos fulões MICHELON
O cenário mundial nos mostra a necessidade de medidas ecologicamente corretas, preservação do meio- ambiente e uso consciente dos recursos naturais para garantirmos um futuro sustentável.
Ao longo do tempo, o fulão vem sofrendo evoluções consideráveis. No início, nos processos de curtimento, trabalhava-se com grandes quantidades de água, o que reduzia consideravelmente o efeito mecânico no interior dos fulões e consequentemente, a penetração e fixação dos Insumos químicos nas peles. Como consequência havia maior consumo de produtos químicos e de água a ser tratada.
Entretanto, a estrutura interna dos fulões evoluíram, a Michelon desenvolveu o Fulão Multiação, tendo como principal característica o aumento de carga com redução no percentual de banho. Esse sistema movimenta os couros e peles através de paletas, em substituição aos tarugos. As paletas contam com bordas em forma de “T”, cujo objetivo é oferecer maior resistência à queda/arraste das peles para a parte inferior do fulão durante sua rotação, proporcionando um transporte mais efetivo dos mesmos até o ponto máximo de altura, a partir do qual, sofrerão queda diretamente sobre o banho e também sobre a massa de peles e couros, atingindo valores ótimos de ação mecânica e absorção de insumos químicos.
VANTAGENS:
PRODUTIVIDADE:
Com o mesmo número de equipamentos, área física e mesmo número de colaboradores, teremos aumento de produtividade, em média:
? Caleiro................ 30 a 50%
? Curtimento ..........60 a 80%
? Recurtimento ......60 a 100%
ENERGIA ELÉTRICA:
Os equipamentos permanecerão com a mesma potência de motor, ou em alguns casos, a potência diminuirá, o custo por couro produzido será relativamente menor, podemos afirmar que a redução de consumo gira em torno de 50%.
CONSUMO DE ÁGUA:
Com o aumento de carga que varia de 30 a 100%, a quantidade de água utilizada será reduzida proporcional-mente, portanto dependendo da porcentagem de banho para cada processo, a redução poderá ser de até 50%.
DEMAIS VANTAGENS QUE SERÃO COMPROVADAS PELA ÁREA TÉCNICA DO CURTUME:
? Melhor qualidade dos couros processados, devido ao aumento do efeito mecânico;
? Menor consumo de produtos químicos;
? Menor volume de resíduos para o tratamento de efluentes;
? Redução do tempo nos processos, devido a redução de água para posterior escoamento;
? Possibilidade de produzir com o mesmo fulão, pequenas, médias e grandes cargas.
? Melhor distribuição dos esforços do acionamento ( giro direita e esquerda )