Na hora de escolher entre os tipos disponíveis de caixa d’água é importante conhecer bem as diferenças entre os materiais para fazer a escolha correta para a sua necessidade. A seguir vamos mostrar algumas vantagens da
Caixa d’água em Polipropileno em relação as de fibra, polietileno e aço inox.
1. DURABILIDADE E VIDA ÚTIL
O polipropileno é um tipo de plástico com elevada resistência a impactos e a corrosão. Por conta disso, uma caixa d’água desse material possui alta durabilidade: uma vida útil de cerca de 30 anos.
2. LEVEZA
O polipropileno é um material leve, portanto, a caixa d’água feita com ele é muito fácil de ser transportada e instalada.
3. FACILIDADE DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO
A higienização da caixa d’água também é facilitada quando ela é feita em polipropileno. Pois demanda uma manutenção menos frequente, se comparada a outros materiais, como as de fibra de vidro, polietileno e inox. Nos Tanques de fibra, a probabilidade de trincas e vazamentos é grande e a manutenção sempre deixará resíduos no tanque que contaminam a água, tornando-a imprópria para consumo humano. Os tanques de Polietileno rotomoldados normalmente não possuem proteção UV e podem sofrer desgaste prematuro. Se houver alguma trinca não poderá ser soldado.
4. RESISTÊNCIA A RAIOS UV
Mais um benefício das caixa de polipropileno: por ser resistente aos raios UV, a incidência de luz na água é reduzida (o que reduz também o surgimento de algas e mofos). A água fica mais fresca. E a estrutura da caixa não deforma por causa do calor.
5. PROTEÇÃO CONTRA BACTÉRIAS E INSETOS
As caixas feitas de polipropileno apresentam uma proteção contra a formação de bactérias no seu interior, já que a sua superfície interna, que é lisa, protege contra o acúmulo de sujeira nas suas laterais. Ela garante vedação total, o que protege contra insetos, outros animais e sujeiras. O resultado é uma água mais pura. E mais segura para a saúde de quem a bebe.
6. ALTA CAPACIDADE
Os modelos das caixas deste material podem ser fabricadas conforme necessidade de 500 a 50.000 litros, o que faz com que as caixa d’água de polipropileno sejam as mais procuradas por novos condomínios e clubes.
7. CUSTO BENEFÍCIO
Comparada a uma caixa d'água de aço inox, por exemplo, a de polipropileno possui um valor mais acessível.
Dica para saber o tamanho necessário: multiplique o número de moradores pelo consumo médio diário por pessoa (em torno de 150 litros) e por mais dois dias (como um adicional de reserva). Nesse cálculo, uma família de cinco, por exemplo, precisaria de um reservatório de 1,5 mil litros.